Homewear ou a “roupa de ficar em casa”, repaginada
A vida no looping do distanciamento social, saídas estratégicas para supermercado e farmácia e as novas rotinas de trabalho, estudos, cuidados domésticos anseia por menos trocas de roupa e mais aconchego, da decoração ao look do dia. É neste momento que o conceito de homewear ou loungewear passa a bombar nas redes sociais.
Mas diferente do que possa soar, homewear não é sobre roupas que não usamos mais para trabalho ou lazer e que são “aposentadas” e usadas em casa. Pelo contrário!
A tendência do homewear é sobre peças confortáveis, de design minimalista e cortes que vestem bem, das horas de descanso até o home office, sendo super adequadas para aparecer em vídeo-chamadas de trabalho.
As roupas de homewear incluem:
- Moletons;
- Cardigãs;
- Calças;
- Blusas Fluidas ou Blusões;
- Leggings;
- Vestidos de modelagem mais minimalistas;
- Saias midi ou longas.
Esqueça os jeans apertados ou a camisa de botões super formal: aqui, a regra é desapegar das trocas de roupas para diferentes ocasiões.
Se o nosso lar se tornou nosso local de trabalho e estudo, nada mais justo que unificar looks e apostar na versatilidade, não é?
Principais características da moda homewear
Como percebemos, a principal característica desse jeito de se vestir é o conforto. Isso porque o ambiente doméstico é naturalmente associado a elementos como a tranquilidade, o refúgio, descanso e aconchego (mesmo quando ele se transforma em espaço de trabalho e centro de convivência).
Além disso, há outros fatores que consolidam o loungewear como tendência que veio para ficar:
O aconchego como prioridade, sem abrir mão do toque fashion
A trend traz conforto em camisas, cardigãs, saias e calças com designs que proporcionam o aconchego de se estar em casa, sem abrir mão dos detalhes de moda que importam, como o corte, a modelagem, a estética e o tecido.
Loungewear: o que é?
Loungewear, tradução para roupa de dormir, é, na verdade, uma categoria para peças como pijamas ou vestuários mais leves e soltos — aquele típico look de ficar em casa o dia inteiro, sem fazer nada.
Atualmente, o nome não se aplica apenas à categoria, como também a uma tendência, que ficou bastante forte com o período de isolamento social causado pela pandemia de covid-19.
Mas não é de hoje que o loungewear existe! A ideia surgiu em 2008, nos Estados Unidos, e, na verdade, algumas marcas já vinham apostando em coleções para quem curte ficar em casa relaxando, sem abrir mão do estilo.
Como tantos hábitos que a pandemia adicionou em nossa vida, o uso dessas roupas foi um deles. Isso porque quem estava — e está — em home office, procurou por peças mais leves, mas que ao mesmo tempo não tivessem aquela cara de “trapo velho” (risos).
Atualmente, até grandes grifes desenvolveram conjuntos luxuosos inspirados em pijamas, criando looks surpreendentes. Paralelo a isso, marcas mais acessíveis também produziram peças para o dia a dia.

Quais são as características do loungewear?
Dois pontos que são importantíssimos para essa tendência: tecido e modelagem. E por quê? Bom, o objetivo é criar roupas que ofereçam liberdade de movimentos, sem que isso se torne algo incômodo para o corpo ou que tenha um visual desleixado.
A ideia é você ter roupas que pode usar no dia a dia, no trabalho, para fazer qualquer coisa, sem deixar de lado a sensação de vestir-se com algo que abraça a sua pele, seus movimentos, um verdadeiro aconchego.