Estipular os preços das suas peças não é uma tarefa tão fácil quanto parece. A princípio, precificar parece simples, basta chegar em um valor maior do que o que foi investido nas etapas de produção e venda do produto. No entanto, nada pode ser esquecido nesse cálculo, mesmo que pareça um gasto mínimo.
Além disso, seu preço também precisa ficar dentro da média do mercado para que o público enxergue seus produtos como interessantes. Pensando nisso, reunimos algumas dicas de como precificar roupas para garantir a lucratividade da sua confecção. Confira:
Como definir o valor de uma peça?
Os gastos devem ser somados e divididos por toda a sua produção. Isso porque, o preço de venda deve cobrir todos os custos de elaboração daquela roupa, bem como os gastos gerais do seu negócio, além de estipular uma margem de lucro sob a mercadoria vendida.
Contabilizando as despesas
Custos fixos
Custos fixos são aqueles que independe da sua produção ou da sua venda, eles se mantêm constantes, como:
- Contas de água e luz;
- Aluguel e despesas com o e-commerce;
- Salários dos funcionários;
- Marketing;
- Internet
- Alimentação
Custos variáveis
Ao contrário dos custos fixos, são aqueles que têm influência no aumento da produção e das vendas, como a contratação de funcionários extras para períodos com aumento de fluxo, como natal por exemplo.
Porque Precificar Corretamente?
A precificação busca equilibrar as despesas envolvidas na produção, a média de valores aceita pelo mercado e os lucros da confecção. Mesmo que um negócio tenha boas vendas, um cálculo equivocado pode gerar prejuízos consideráveis no faturamento.
Com uma margem de lucro estável, a empresa pode investir em melhorias internas, como o aprimoramento da infraestrutura e a ampliação do quadro de funcionários, e expandir o empreendimento.
O primeiro passo para acertar na precificação de produtos de moda é entender que cálculos aproximados não bastam. Por isso, é preciso ter todos os números na ponta do lápis!

Mas, então, o que deve ser contabilizado na precificação de serviços?
O primeiro ponto é saber diferenciar os custos fixos, que se mantêm praticamente os mesmos durante o ano, e os custos variáveis, que sofrem alterações de acordo com certas situações.
Considere também todas as promoções, cupons de desconto, horas extras, brindes e toda e qualquer ação de divulgação, como parcerias com influenciadores.
A sazonalidade é outro fator que pode afetar o valor dos produtos, afinal, o preço aumenta quando a procura é maior. Marcas que trabalham apenas com moda praia, por exemplo, podem considerar oferecer descontos nos meses de inverno.
O estoque também é um fator importante a ser considerado e pode afetar e muito os custos, fique atento e faça seu controle regularmente.
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Agora que você já sabe precificar seus produtos é hora de começar a pensar em aumentar os lucros da sua empresa!