Há mais de cinquenta anos atrás, em 20 de julho de 1969, Buzz Aldrin e Neil Armstrong pisaram uma superfície que nenhum humano havia alcançado antes. A missão Apollo 11 se tornou a primeira tripulada a aterrissar no único satélite permanente da Terra.

Foi um momento histórico visto por uma estimativa de 600 milhões de pessoas, coroando uma década em que, desde o lançamento do Sputnik 1 pela Rússia em 1957, o Ocidente e a União Soviética disputaram para ver quem alcançaria primeiro esse destino tão desejado. 

A corrida espacial da Guerra Fria teve consequências imensuráveis, não apenas inspirando conversas intensas e a incerteza de nosso relacionamento com o cosmo, mas também influenciando enormemente a produção cultural e inclusive na moda.

Estampas espaciais invadiram as passarelas

Não é de hoje que as estampas espaciais invadem o mundo da moda. O universo espacial está sempre em alta nas passarelas, seja com a estampa da NASA, com tecidos metálicos ou até mesmo com gravuras que remetem ao espaço sideral. 

Os temas e as estampas espaciais surgiram há muito tempo e invadiram o mundo da moda inspirados em figurinos de personagens de filmes e séries da época. Tudo começou com os tecidos metálicos e depois de um bom tempo surgiu a tendência das estampas espaciais, ou  Galaxy Print, como também é conhecida. 

Estilistas famosos apostaram na tendência

Essa moda começou em 2011 com uma coleção feminina do estilista escocês Christopher Kane. Com o nome  “Into the Galaxy” e trazendo imagens de nebulosas resplandecentes capturadas pelo telescópio espacial Hubble (lançado pela primeira vez em 1990), os designs de Kane transformaram essas deslumbrantes imagens em roupas instantaneamente desejáveis. Ele dedicou sua coleção inteira a elas, com vestidos, calças, macacões e macaquinhos, blusas, camisetas e casacos.

A estilista Setareh Mohtarez também se inspirou nas estampas espaciais. Suas criações foram bem mais conceituais, arquitetônicas, mas igualmente impressionantes. A coleção tem o nome de Brightness Dawn e, mesmo com os tons escuros do espaço, Setareh utilizou cores bem chamativas, como verde, rosa e amarelo.

E depois de virar look de várias celebridades ganhou novas adaptações e por fim acabou indo parar em diversos armários, inclusive o masculino. 

Estrelas, cometas e discos voadores

A tendência de estampas espaciais continua super em alta. Estrelas, comentas, foguetes e disco voadores estão sendo muito bem vindos nas estampas das grifes nacionais e internacionais. 

Esse estilo de estampa é diferentão e está fazendo o maior sucesso. A tendência das estampas espaciais traz um clima mágico para as estampas de roupas e acessórios. Com looks no estilo gótico suave, o galaxy print combina também com quem gosta de assuntos relacionados aos planetas e às constelações.

Tendência para usar em uma peça e que fica bem nos acessórios com os tênis. Quem curte mesmo pode ter até roupa de cama com carinha de céu estrelado! As estampas de constelações, planetas e galáxias deixaram pijamas, vestidos, casacos, saias tão incríveis que mal sabemos o que dizer.